Notícias, Notícias sobre o Arpa

2ª oficina de planejamento do Arpa é bem sucedida

Na última sexta-feira (22), representantes dos órgãos gestores de 28 Unidades de Conservação (UCs) do Arpa atingiram seu objetivo de concluir e aprovar os planos de trabalho do próximo biênio do Programa em Brasília (DF). As Unidades também fizeram a primeira versão dos seus Planos de Insumos e 14 delas já iniciaram a inserção desses dados no sistema Cerebro, ferramenta online de planejamento, execução, gerenciamento e acompanhamento dos processos operacionais.

 
Até 29 de novembro, os gestores do Arpa poderão validar os Planos de Insumos e até 6 dezembro eles devem ser aprovados pelos Pontos Focais. Durante o encerramento da 2ª oficina, Sérgio Carvalho, coordenador da Unidade de Coordenação do Programa (UCP), lembrou aos representantes das UCs que é preciso respeitar o teto de R$15 mil das contas vinculadas e fazer uso delas com todo o cuidado.

 

Daline Pereira, analista ambiental que faz parte da UCP, ressaltou a importância do engajamento das UCs nas redes sociais do Arpa. Também comentou outras ações de comunicação que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Programa, como a publicação de matérias sobre as UCs do Arpa no seu site e o envio contínuo de notícias a doadores, parceiros e apoiadores.

Das 95 UCs apoiadas pelo Programa, 57 já elaboraram seus planos de trabalho e fizeram seus Planos de Insumos para o biênio 2014/2015. A terceira e última oficina de planejamento do Arpa acontece de 27 a 29 de novembro em Brasília. Após a conclusão de todas as etapas de planificação das UCs do Programa para os próximos dois anos, a previsão do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) é que as Unidades tenham recursos disponíveis para executar seus planos já no primeiro bimestre de 2014.

Acompanhe as notícias sobre as oficinas de planejamento e outras ações do Programa Arpa em www.programaarpa.gov.br.

* Foto: Martim Garcia/MMA