Notícias, Notícias das Unidades de Conservação

Abufari (AM) consolida participação das comunidades em sua gestão

A Reserva Biológica (Rebio) do Abufari, uma das mais antigas Unidades de Conservação (UCs) de Proteção Integral do Amazonas, realizou a terceira reunião ordinária de seu Conselho Consultivo. O encontro ocorreu no município de Tapuá, no dia 26 de junho. Entre os assuntos debatidos e apresentados estiveram relatório de gestão da UC, elaboração do Plano de Manejo e renovação do Conselho, além da participação da pesquisadora Camilla Ferrara.

Na oportunidade, Angela Midori, chefe  da  Reserva,  apresentou  um  balanço  das  atividades realizadas  na  Reserva  desde  a  última  reunião  do  Conselho,  em  2014,  com  destaque  para  as  etapas  em  desenvolvimento  do  Plano  de  Manejo,  que  está  sendo  elaborado depois de mais de 30 anos de criação da UC. A  pesquisadora  Camilla  Ferrara  apresentou  a  palestra “Monitoramento  da  Tartaruga  da  Amazônia  de Podocnemis expansa na Reserva Biológica do Abufari”.

A exposição foi descrita pelo biólogo Raimundo do Bonfim,da Rebio, como um momento extremamente importante para os conselheiros, pois os “bichos de casco” são as espécies-alvo da proteção da Reserva e devido à relação direta que eles têm com a cultura local.

“Durante  toda  a  reunião,  pudemos  observar  a  participação dos comunitários por meio de intervenções, sugestões, questionamentos e solicitação de demandas”, afirmou Raimundo.  Entre  os  pedidos  apresentados  está  a  proposta para que escolas visitem a Reserva Biológica durante o período de desova de tartarugas na praia. “Esta é uma prova inconteste da relação da atual gestão, que consolidou um fórum  de  diálogo  permanente”,  destacou  um  dos  conselheiros presentes.

NOVIDADES NA GESTÃO DA REBIO

Entre as informações prestadas aos conselheiros e participantes da reunião, foi informada a inclusão da Reserva Biológica entre  as  UCs  apoiadas  pelo  Programa  Áreas  Protegidas  da Amazônica (Arpa). Com isso, a Unidade terá maior aporte de recursos em atividades como educação ambiental, manejo de quelônios e gestão participativa.

Na  ocasião,  também  foram  apresentados  ao  Conselho Gestor os dois novos servidores da Reserva Biológica do Abufari, aprovados  no  último  concurso  público  do  Instituto  Chico  Mendes,  realizado  em  2014.  Os  biólogos Andréia Sousa e Raimundo do Bonfim são técnicos ambientais,  sendo  esse  último  já  eleito  secretário-executivo do Conselho Gestor por unanimidade.

FONTE: ICMBio em Foco 350