Notícias, Notícias dos Parceiros do Arpa, Notícias sobre o Arpa, Notícias sobre o FAP

Arpa supera suas metas de contrapartida governamental

Durante a última reunião do Comitê do Programa Arpa, que aconteceu na última quinta-feira (31) em Brasília, foi constatado que o Programa já ultrapassou as metas estabelecidas para a segunda fase do programa como contrapartida governamental. A previsão de 25 milhões de dólares já foi superada em 20% nos dois primeiros anos da segunda fase (2011 e 2012).

O resultado positivo foi anunciado por Sérgio Carvalho, coordenador da Unidade de Coordenação do Arpa, que também apresentou a proposta de planejamento bianual (2014-2015) do Programa. Para consolidar este planejamento,  acontecerão em Brasília durante o mês de novembro, as oficinas de planejamento das Unidades de Conservação do Arpa, que terá a participação de gestores das 95 unidades apoiadas pelo Programa, além dos pontos focais Estaduais e Federais.
O relatório de execução financeira do Arpa até setembro de 2013 também foi apresentado na reunião do Comitê, pelo Funbio. Considerando todos os recursos comprometidos e em processo de execução, o Programa já utilizou 24% do valor do componente de consolidação das UCs do Planejamento Orçamentário 2012/13, o que equivale a mais de 20 milhões de reais aplicados diretamente nas UCs do Programa.

Integram o Comitê do Arpa representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), SOS Amazônia, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade  (Funbio), Fundação Vitória Amazônica (FVA), Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), WWF-Brasil e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). As próximas reuniões do comitê acontecem em dezembro de 2013 e em fevereiro, junho e novembro de 2014.