Notícias, Notícias das Unidades de Conservação

Caravana de sensibilização para o manejo florestal comunitário vai percorrer a Resex Mapuá (PA)

O Grupo de Trabalho do Manejo Florestal Comunitário das Unidades de Conservação do Marajó (GT MFC UCs do Marajó) realiza nos dias 28, 29, 30 de abril e 1º de maio, a Caravana de Sensibilização para o Manejo Florestal Comunitário na Reserva Extrativista Mapuá, em Breves. A atividade compõe a agenda pactuada com os comunitários.

A Caravana vai aportar em quatro centros comunitários: Santa Rita do Cumaru; Vila Amélia; Bom Jesus e Boa Esperança. O objetivo da atividade é socializar os produtos do GT e disseminar informações sobre manejo florestal comunitário, abordando questões normativas, operacionais e organizacionais, além de consolidar, junto às comunidades, o planejamento das ações de 2015.

São esperadas cerca de 385 pessoas durante as atividades da Caravana. “O público principal são os moradores da Reserva Extrativista Mapuá, principalmente aqueles que trabalham com exploração madeireira e serrarias.”, explica Ana Luiza Violato Espada, coordenadora do programa de Manejo Florestal Comunitário e Familiar do Instituto Floresta Tropical (IFT). O IFT compõe o GT MFC UCs do Marajó ao lado de outras organizações, como: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Instituto Federal do Pará (IFPA); e Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

Programação

No encontro com os comunitários, o GT vai apresentar o histórico do grupo, as instituições parceiras e os objetivos que levaram à união das instituições. “A caravana terá como foco a sensibilização para o manejo florestal, por isso vamos levantar reflexões sobre a importância da floresta em pé e explicar passo a passo o que é o manejo florestal comunitário”, adianta Ana Luiza.

Caravanas

A agenda das caravanas realizadas pelo GT iniciou com a atividade na Reserva Extrativista Arióca-Pruanã, do dia 12 a 17 de abril. Cerca de 170 comunitários participaram dos encontros realizados em 5 localidades. A última Caravana do GT ocorrerá nos dias 12 a 22 de maio na Resex Terra Grande Pracuúba.

* Matéria publicada no site Observatório Florestal em 23/04/2015