Notícias, Notícias dos Parceiros do Arpa, Notícias sobre o Arpa

Colaboradores do Arpa terão vagas exclusivas no novo curso de Gestão Socioambiental do ICMBio. Participe

Por Fábia Galvão

Até 17 de maio, estão abertas as inscrições para o Curso de Gestão Socioambiental 2015/2016 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os participantes farão módulos presenciais e a distância, e poderão escolher entre três linhas de formação, de gestão pública, participativa e de conflitos socioambientais. Em cumprimento ao Plano Anual de Capacitação 2015 do ICMBio e ao Plano Estratégico de Capacitação do Arpa, 25 vagas serão destinadas a servidores, gestores e parceiros do Programa.

As vagas disponíveis para participantes do Programa Arpa pertencem à linha de gestão participativa e de gestão de conflitos. O curso com foco na gestão participativa vai abordar a participação social na gestão da biodiversidade. A 6ª edição desse ciclo terá 280 horas de atividades presenciais, e outras 50 horas serão ministradas por meio da Educação a Distância (EaD). Das 15 vagas, nove serão destinadas a servidores do ICMBio que atuam em Unidades de Conservação (UCs) federais e seis poderão ser ocupadas por gestores estaduais e parceiros.

Na linha de formação em gestão de conflitos socioambientais, o foco será na capacitação de servidores públicos para atuarem nas diversas situações conflituosas que permeiam a gestão das Unidades de Conservação. O curso terá duração de 180 horas com atividades presenciais e 30 horas em EaD. Serão disponibilizadas dez vagas ao gestores do Arpa, sendo cinco vagas destinadas aos servidores do ICMBio e cinco vagas destinadas aos gestores estaduais e parceiros.

Todas as candidaturas relacionadas ao Programa Arpa deverão ser aplicadas por meio deste formulário específico. Servidores federais  deverão ter suas inscrições ratificadas pela Coordenação Regional a que sua respectiva UC federal está vinculada.  Gestores estaduais e parceiros deverão ter sua inscrição validada pelo seu Ponto Focal por meio do email capacitacaodoarpa@mma.gov.br – até o dia 30 de maio, contendo as seguintes informações sobre o candidato:  nome completo, números de telefone para contato, e-mail ativo, cargo, nome da UC apoiada pelo Arpa e uma justificativa para participação no curso.

A seleção para o Curso de Gestão Socioambiental 2015/2016 vai acontecer de 18 de maio a 5 de junho, e o resultado final será divulgado no portal da CGGP/ICMBio em 9 de junho. Outras informações sobre a formação e o processo seletivo podem ser conferidas no edital do curso.