Notícias, Notícias das Unidades de Conservação

Comunidades do Cazumbá-Iracema recebem cursos técnicos

As comunidades do Núcleo do Cazumbá e do Cuidado, na Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, participaram da abertura da segunda etapa de cursos oferecidos na Unidade de Conservação (UC) entre os dias 30 e 31 de agosto. O evento conta com a parceria do Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Programa já formou 37 alunos no curso de Agricultor Orgânico e agora oferece cursos de Açaicultor e Horticultor com a expectativa de capacitar 50 pessoas.

Além disso, 40 moradores da comunidade do Cuidado também serão capacitados com o curso de Agricultor Familiar. Todos os alunos foram selecionados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que também contribuiu com a logística para desenvolvimento das aulas. “A parceria com o Ifac, que agora está levando mais três cursos profissionalizantes para dentro da Reserva, é de fundamental importância, pois atende uma das principais demandas das comunidades, que é a capacitação voltada para a melhoria e diversificação na produção, assim como para garantir a segurança alimentar das famílias extrativistas. No futuro, a intenção é que possamos beneficiar todas as comunidades da UC com essas formações”, ressaltou Tiago Juruá, chefe da Resex.

Rosanio Pessoa, morador da comunidade do Cuidado, agradeceu pelo esforço de levar a capacitação até eles. “Estou muito feliz por estar participando desse curso. Acredito que vou ganhar muito conhecimento e vou aproveitar ao máximo. Agradeço ao Ifac e ao ICMBio pela iniciativa de trazer esse curso até nossa comunidade”, finalizou o extrativista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Matéria publicada em 12/09/2014 no ICMBio em foco.