Uncategorized

Componente 2: Consolidação e Gestão das Unidades de Conservação

Objetivo: Estruturar as unidades de conservação integrantes do Programa Arpa para cumprir suas finalidades básicas, promovendo a gestão integrada e participativa e desenvolvendo as competências gerenciais das equipes responsáveis por sua gestão.
Subcomponente 2.1 – Consolidação de Unidades de Conservação

Objetivo: Apoiar a consolidação das unidades de conservação integrantes do Programa Arpa mediante a alocação eficiente de recursos que contribuam com o processo de evolução contínua da gestão das UCs.

Meta: Consolidar 32 milhões de hectares de unidades de conservação no bioma Amazônia (23 milhões de hectares em grau I e 9 milhões de hectares em grau II), sendo 6,5 milhões de hectares de unidades de conservação preexistentes e ainda não apoiadas pelo Programa.

Mais informações:
Subcomponente 2.2 – Modelos de Gestão de Áreas Protegidas

Objetivo: Fomentar a implantação de modelos inovadores de gestão em unidades de conservação, incluindo gestão integrada, compartilhada e participativa, visando o aumento da efetividade da proteção da biodiversidade e gestão territorial e da utilização de recursos.

Meta: Implementar 5 modelos de gestão.

Mais informações:
Subcomponente 2.3 – Integração das comunidades

Objetivo: Promover a articulação e o fortalecimento institucional de organizações de comunidades residentes ou usuárias de UCs apoiadas pelo Arpa, fomentando o seu acesso a políticas públicas e privadas, programas e financiamentos para a utilização sustentável de recursos naturais nas Unidades de Conservação.

Meta: Apoiar até 30 UCs, sendo um plano de ação por UC.

Mais informações:
Subcomponente 2.4 – Desenvolvimento de Competências para a Gestão de Áreas Protegidas

Objetivo: Apoiar o desenvolvimento da competência gerencial das equipes e de parceiros envolvidos com o planejamento e a gestão das UCs.

Meta: Implementar Plano Estratégico de Capacitação.

Mais informações: