Notícias, Notícias das Unidades de Conservação

Consulta pública analisa certificação FSC do manejo de madeira na RDS Rio Negro

Questionário sobre certificação está disponível na internet. Objetivo é beneficiar 250 famílias da reserva

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro está iniciando o processo de certificação florestal da madeira manejada, como parte do Projeto Manejar para Conservar, desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com o Instituto Camargo Correa/BNDES (ICC/Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social). A iniciativa entra na segunda fase, que promove uma consulta pública com partes interessadas e sociedade civil.

A certificação vem sendo desenvolvida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), e o questionário sobre a consulta pode ser acessado no link. A documentação também pode ser solicitada por meio do email consultapublica@imaflora.org ou pelo telefone (19) 3428-0800.

Veja detalhes do processo!

O objetivo da certificação é aperfeiçoar o manejo de madeira em pequena escala, cumprindo um conjunto de requisitos de controle e segurança na atividade. Além disso, a madeira certificada traz mais competitividade na comercialização e abre possibilidades em vários mercados, por ter mais valor agregado. Em fevereiro deste ano, uma oficina reuniu 28 manejadores da RDS Rio Negro para discutirem a iniciativa.

O Projeto Manejar para Conservar é apoiado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae-AM) e a  Associação de Moradores da RDS Rio Negro.

* Matéria publicada no site da FAS em 24/04/2015