Uncategorized

Box ECI

 

Estratégia de Conservação e Investimento (ECI)


A Estratégia de Conservação e Investimento (ECI) é um documento baseado em estudo de representatividade ecológica – complementar aos polígonos do Mapa de Áreas Prioritárias para a Biodiversidade – das ameaças às unidades de conservação, dos recursos disponíveis e de previsões de capitalização do Fundo de Áreas Protegidas.

A Unidade de Coordenação do Programa – UCP para atender a todos os interessados, propôs a criação da ECI aprovada pelo Comitê do Programa ARPA em 2006, estabeleceu as prioridades do Programa para os anos de 2007 e 2008. Em 2006, foi utilizada para priorizar o apoio a unidades de conservação e para apoiar a negociação das metas das unidades nos Planos Estratégicos Plurianuais (PEPs).

A ECI proposta para 2010 a 2013 selecionará novas áreas e UC´s para apoiar a criação e assim maximizar o atendimento das prioridades levantadasn pelo Mapa de Áreas Prioritárias para a Biodiversidade 2007 e buscará identificar a melhor combinação de avanços a serem apoiados pelo Programa para maximizar sua efetividade.

Uma mudança importante é que a ECI deixa de ser uma ferramenta associada a orçamentos e metas para se tornar uma ferramenta mais dinâmica, agora com a função de realizar a seleção de UC´s e alocação de recursos vinculada às metas.