institucionales

Sostenibilidad financiera

Objetivo:

Desenvolver e implementar mecanismos financeiros capazes de prover recursos para a manutenção das unidades de conservação apoiadas pelo programa a longo prazo.

Subcomponente 3.1: Fundo de Áreas Protegidas

Objetivos:
Estruturar o Fundo de Áreas Protegidas para o adequado funcionamento e desenvolver estratégias para captar recursos e gerir seus ativos, visando uma rentabilidade adequada às necessidades das unidades de conservação consolidadas no âmbito do ARPA.

METAS:

Capitalização adicional do FAP em mais US$ 100 milhões.

Estrutura de Governança e Gestão do FAP acordada e estabelecida.

Subcomponente 3.2: Geração de Receitas para as Unidades de Conservação

Objetivos:

Realizar estudos e apoiar testes de iniciativas para identificar os mecanismos mais adequados à geração de receita, gestão eficiente de recursos e sinergia no alcance dos resultados, de forma compatível com a realidade das unidades de conservação.

METAS:

Realização do estudo de 08 (oito) instrumentos de geração de recursos e pelo menos 01 (um) é implementado na fase II do programa.

Os instrumentos implementados são capazes de gerar pelo menos 10% dos recursos anunciados para a fase II do programa (cerca de U$10 milhões).

Realização de estudos de 05 (cinco) instrumentos de gestão e pelo menos 1 (uma) é implementado na fase II do programa.

Apoio a 06 (seis) propostas de parceria com a sociedade civil na gestão de unidades de conservação

Desenvolvimento de modelo de Planos de Sustentabilidade e aplicação em pelo menos 03 (três) unidades de conservação consolidadas na fase II do programa.