A Escola de Ensino Fundamental e Médio Cumarú está localizada na Colocação Cumarú, Seringal São Francisco do Iracema, na Reserva Extrativista Chico Mendes, município de Rio Branco (AC). Seu único acesso se dá entre 5 e 8 horas de viagem, após se percorrer um trajeto de 25 km de estrada de terra e mais 20 km a pé ou a cavalo.
Os alunos pertencem à comunidade dos seringais São Francisco do Iracema e Macapá, na Reserva Extrativista Chico Mendes e seu entorno onde foram feitos os estudos para criação da Reserva Extrativista Riozinho do Rola. Essa comunidade vive basicamente do comércio da castanha, borracha e agricultura familiar, tendo na pesca e na caça fontes primordiais de proteína animal.
A criação de bovinos também está presente em algumas áreas, porém apenas como complemento na renda. Trata-se de uma comunidade extremamente jovem. A região conta com cinco escolas rurais de ensino fundamental.
Entretanto, a Escola Cumarú se destaca pela dedicação e trabalho do professor Francisco Barbosa Leite, pedagogo e teólogo, que transformou o local com projetos e iniciativas de gestão escolar diferenciada para áreas de floresta.
Ele construiu uma horta comunitária com os alunos, iniciou o plantio de um Sistema Agro-florestal (SAF) para abastecer a escola com apoio apenas da comunidade. Nesta horta existem espécies como acerola, café, ingá, araçá-boi, coco, limão, laranja, cupuaçu, graviola, açaí, entre outros.
Foi do professor a ideia da construção de uma biblioteca, tendo criado um material didático próprio para a comunidade, com materiais que integram a realidade local. Um alojamento provisório foi estruturado para os estudantes que moram há mais de três horas de distância e que, por este motivo, permanecem a semana toda na escola.
Atualmente o maior desafio para gestão da escola é a implementação do telecentro, que já possui os computadores armazenados desde 2012, à espera da instalação. Não foi por falta de apoio da comunidade que o espaço até hoje não foi construído, tendo em vista que ainda não há todos os equipamentos necessários para a instalação e para o fornecimento de energia – cujo fornecimento precisa ser por placas solares.
Ação gerenciada pela Secretaria de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações (MC), os telecentros são espaços sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito, com computadores conectados à internet, disponíveis para diversos usos. Segundo dados do portal do MC, existem 7.755 telecentros em funcionamento em todo o Brasil, instalados por meio de uma parceria entre ministérios, prefeituras e entidades responsáveis pela manutenção desses espaços.
Outros desafios são a falta de valorização da carreira do magistério na área rural e o fornecimento da merenda escolar, que poderia ser feito por meio da compra de produtos locais pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
A escola conta com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Acre, entretanto a carência de recursos é grande, e falta principalmente um projeto político-pedagógico que dê conta das especificidades do ensino formal em uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável.
Os analistas ambientais Melina Andrade e Fernando França Maia realizaram uma visita ao local e fizeram um planejamento para dar início a atividades conjuntas do ICMBio com a gestão da escola, na comunidade e entorno.
A equipe de gestão do ICMBio na Resex Chico Mendes também irá fornecer materiais específicos sobre a Reserva, para auxiliar nas atividades escolares.
* Matéria publicada no informativo ICMBio em Foco 354