Uncategorized

Estratégia de Conservação e Investimento (ECI)

A Estratégia de Conservação e Investimento (ECI) é uma ferramenta computacional de suporte à decisão do Programa Arpa para a seleção de seus investimentos.

A ECI é utilizada: (i) na seleção de processos de criação de UCs para serem apoiados; (ii) na seleção de UCs ainda não apoiadas pelo Arpa para financiamento do processo de consolidação, maximizando o atendimento das prioridades indicadas no mapa de Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira; (iii) na priorização de ações nas UCs já apoiadas pelo Programa em seu processo de consolidação da gestão, maximizando o avanço dos seus resultados (em termos de seus marcos referenciais) e efetividade, considerando as metas e recursos disponíveis no Arpa; e (iv) na seleção das UCs apoiadas pelo Arpa para avançarem no grau II de consolidação.

A ECI foi revisada no início da segunda fase de forma a estabelecer as prioridades de apoio para o período (2010-2013).

A UCP é responsável pelas seguintes ações referentes à ECI

  • Revisão de seus fundamentos, conceitos e critérios de priorização que deverá ocorrer no início de cada fase do Programa ou em casos especiais, quando indicado pelo CP;
  • Inserção de dados atualizados das FAUCs e PEPs e pela readequação anual da sua disponibilidade financeira.

Para a construção da ECI, utilizamos o Microsoft Excel e o seu complemento Solver padrão. Os modelos construídos para o complemento Solver são estabelecidos em planilhas eletrônicas normais, com a determinação de uma função objetivo, que resulta da aplicação, pelo software, de coeficientes variáveis associados a diversas opções de uso de recursos limitados (limitações). O site do Solver (http://www.solver.com) apresenta exemplos de modelos de diversos tipos, e como o Solver pode ser utilizado.