Notícias, Notícias das Unidades de Conservação

Estudos apontam ocorrência de Cacau nativo em toda a RESEX Chico Mendes (AC)

Se tudo der certo, em breve o cacau nativo poderá compor a cesta de produtos ofertada pelo manejo florestal de uso múltiplo promovido na Reserva Extrativista Chico Mendes (AC). Com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), foi finalizado no mês de junho o inventario florestal do cacau nativo na RESEX, que apontou a ocorrência do fruto numa área de quase 1 milhão de hactares.

Untitled1Realizado pela Associação Andiroba e coordenado pelos Engenheiros Florestais Ecio Rodrigues e Thiago Cunha, o trabalho mensurou a ocorrência da espécie para estimular a produção do cacau nativo na Unidade de Conservação. O resultado permite a inclusão do cacau na oferta de produtos oriundos do manejo florestal, mais um item não madeireiro que tem demanda de mercado. Há empresas nacionais e internacionais que buscam o cacau devido à qualidade das sementes e por ser um produto 100% nativo, diferencial competitivo extremamente valorizado.

Untitled2A renda obtida com o cacau pode alcançar uma importância significativa. A realização do inventário permitiu o cálculo da quantidade médio de indivíduos existente no povoamento de cacau nativo na Resex. Dessa forma, o resultado aponta que a realização do manejo comunitário dessas espécies é viável e contém as condições ideias para o funcionamento do manejo comunitário.

Texto: Silvana Souza / Edição: Fábia Galvão / Fotos: Associação Andiroba