Notícias, Notícias dos Parceiros do Arpa, Uncategorized

Evento debate Gestão para Resultados no ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoverá de 10 a 12 de setembro, no auditório da sede, em Brasília, a Jornada sobre Gestão nas Unidades de Conservação. O evento marca o encerramento do 2º Ciclo de Formação em Gestão para Resultados e será uma oportunidade para divulgação de trabalhos realizados por participantes da capacitação.

Cada um dos três dias da programação dará destaque a um tema específico: Contexto do ICMBio, Diretrizes Governamentais e de Gestão e Inovação e Metodologias de Gestão. Servidores do Instituto que participaram das duas edições da capacitação em Gestão para Resultados – que ocorreram nos períodos de julho de 2012 a maio de 2013 e maio de 2013 a maio de 2014, respectivamente – irão expor os trabalhos desenvolvidos durante o curso. Nos painéis serão expostas as experiências na elaboração de planejamentos estratégicos, modelagem de processos de gestão, reavaliação de diretrizes estratégicas e implantação da gestão estratégica.

Cesar Pereira Viana, coordenador de Planejamento (Coplan/ Diplan), explica que os trabalhos realizados pelos alunos-servidores propõem bases sustentáveis de desenvolvimento institucional, com a intencionalidade de que o Instituto Chico Mendes deva fazer bem o que lhe é próprio e que consta da sua missão institucional. “A jornada é um passo importante para a apropriação institucional da metodologia estudada no Curso do Programa de Gestão para Resultados, bem como para dar transparência às ações de gestão que estão sendo implementadas. Além disso, o convite a parceiros externos promoverá entendimentos sobre o pensamento governamental e do setor privado”, afirmou Cesar.

Representantes da Controladoria Geral da União (CGU), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da organização Nexucs e do Instituto Publix também apresentarão suas experiências de gestão.

A jornada será transmitida ao vivo pelo endereço eletrônico http://assiste.icmbio.gov.br – com acesso preferencial pelo navegador Google Chrome. O evento é organizado pela Diretoria de Planejamento, Administração e Logística (Diplan/ICMBio) e tem apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e da Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ).

*Matéria publicada no ICMBio em foco em 05/09/2014