Notícias, Notícias dos Parceiros do Arpa

Eventos comemoram os 10 anos do SNUC

Dois eventos durante o mês de dezembro vão comemorar os 10 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). O primeiro é o Seminário 10 Anos do SNUC, que começa amanhã (02), no Rio de Janeiro, numa parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e a Unidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). E, no dia 14, evento no Parque Nacional de Brasília contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que assinará atos de governo para reconhecimento de áreas protegidas na Amazônia, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, termo de referência com a Caixa Econômica Federal para implementação do Plano de Mosaico do Grande Sertão Veredas, planos de manejo, entre outros.

Nos dois dias do Seminário 10 Anos do SNUC será feito um balanço sobre os avanços na implementação do SNUC, que tem hoje 310 unidades de conservação federais cadastradas, 398 estaduais e 60 municipais. Será feita também uma retrospectiva do processo de construção da Lei nº 9.985/2000, que instituiu o SNUC, além de uma avaliação sobre as estratégias e oportunidades que se apresentam nos dias de hoje. Numa perspectiva futura, os participantes e debatedores discutirão os novos desafios que se impõem ao sistema, como a sua contribuição para o desenvolvimento econômico.

Nos dois eventos será lançado o Panorama da Conservação da Biodiversidade Costeira e Marinha, que apresenta um inédito levantamento sobre a representatividade dos ecossistemas costeiros e marinhos dentro do SNUC. É o primeiro mapeamento com estimativas da área e do respectivo percentual de cada ecossistema costeiro sobreposto às unidades de conservação, federais e estaduais existentes no Brasil. Além de servir para orientar os órgãos planejadores da conservação no Brasil, o estudo permite avaliar o grau de cumprimento de alguns dos compromissos do país no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que estabeleceu um mínimo de 10% da área dos ecossistemas protegidos por meio de UC.