Uncategorized

Fase III : Arpa para a Vida

Esta é a Fase atual do Programa ARPA, aplica-se uma estratégia financeira inovadora chamada Fundo de Transição, que é uma mecanismo de financiamento de longo prazo e extinguível, de caráter privado, criado por meio de contratos entre entidades, pessoas físicas e jurídicas, doadores brasileiros e estrangeiros. O objetivo desse Fundo é assegurar a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos em ao menos 60 (sessenta) milhões de hectares da Amazônia Brasileira através da gestão efetiva das UCs apoiadas pelo Programa ARPA.

Especificamente, o FT objetiva prover recursos e incentivos para que os governos Federal e estaduais Amazônicos possam:

(1) viabilizar a criação de 06 (seis) milhões de hectares de novas UCs;

(2) completar a consolidação de 60 (sessenta) milhões de hectares de UCs e manter essas UCs, segundo os Marcos Referenciais estabelecidos para o Programa ARPA e que constituem seu Manual Operacional;

(3) aumentar, de forma gradativa, os recursos fornecidos pelos governos ao Programa ARPA, de forma que, após um período de 25 (vinte e cinco) anos, esses governos financiem 100% (cem por cento) dos custos do Programa ARPA, sem qualquer suporte adicional do FT ou de quaisquer outros fundos de doadores.

Dessa Forma, a Fase III tem como previsão sua finalização em 2039. As metas e resultados dessa fase até o momento encontram-se no Infográfico a seguir (atualizado em junho/2018):