Categoria Home

FAUC

Ferramenta de Avaliação de Unidades de Conservação – FAUC

A Ferramenta de Avaliação de Unidades de Conservação, conhecida por FAUC, tem sua origem numa ferramenta proposta pela Aliança Pró-Florestal Banco Mundial / WWF denominada “Como Relatar Avanços nas Unidades de Conservação”, também conhecida como Tracking Tool (TT), e que foi introduzida no Arpa em 2004.

Segundo a Aliança, a ferramenta deveria ser compatível e comparável para a avaliação de UCs apoiadas pelo Banco Mundial e o WWF, replicável, capaz de permitir o monitoramento ao longo do tempo, rápida e de fácil preenchimento, não requerendo muitos recursos, capaz de fornecer uma pontuação, capaz de fornecer alternativas de resposta textuais, entre outras.

A FAUC foi desenvolvida com base em diversas adaptações da TT para ser utilizada pelo Arpa, considerando as peculiaridades da estrutura do Programa tais como a inclusão das UCs de uso sustentável e a adequação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), em um modelo de referência da Comissão Mundial Áreas Protegidas (CMAP), pertencente à União Mundial para a Conservação da Natureza (UICN).

A FAUC é uma ferramenta que permite a avaliação da efetividade da gestão de UCs e serve como base para as ações de planejamento e monitoramento do Programa. Permite acompanhar o avanço dos processos de consolidação da gestão das UCs em relação às metas do Programa e orientar os esforços dos gestores e órgãos executores. São avaliados trinta e três requisitos da gestão de UCs, subdivididos em seis elementos de avaliação (planejamento, insumos, processos, produtos, resultados, e reflexão e melhoria), agrupados em dois subsistemas integrados: Efetividade e Avanço.

A FAUC Efetividade compreende todos os trinta e três indicadores e serve para avaliar a efetividade de gestão da UC em nível sistêmico e local, levando em consideração os preceitos da CMAP. A FAUC Avanço, adotado atualmente, compreende dezesseis indicadores, considerados como Marco Referenciais, que demonstram os avanços da situação de cada UC e são utilizados para avaliar os resultados do Programa.

A UCP/MMA e os órgãos gestores são responsáveis pela aplicação anual da FAUC, bem como pela validação das informações inseridas pelos gestores de cada UC no sistema. Tal ferramenta é um dos módulos que compõem o Sistema de Gerenciamento e Coordenação do Programa Arpa – Sisarpa.

Acesse aqui o Manual sobre a FAUC