Está no ar a nova versão do Sistema de Coordenação e Gerenciamento do Programa Arpa – SISARPA, que será utilizada para o preenchimento da Ferramenta de Avaliação das Unidades de Conservação (FAUC). Os órgãos gestores devem fazer a validação da FAUC até 9 de junho de 2014. Desta forma, os gestores devem cumprir o prazo estabelecido por seu órgão gestor para que seus dados sejam entregues adequadamente para a UCP. Para auxiliar, a Unidade de Coordenação do Programa Arpa (UCP) preparou diversos tutoriais que auxiliam todo o processo. Confira:
Por que preencher?
Os gestores das UCs devem preencher a FAUC relatando a situação atual de cada UC e levando em consideração o que foi reportado na última FAUC. Os dados da FAUC servirão para a elaboração do relatório de Avanço do Arpa. Por esse motivo, é fundamental que sejam lançadas essas informações e que elas sejam validadas pelos Pontos Focais e pela Unidade de Coordenação do Programa (UCP).
Sobre os prazos
- A UCP solicitou que os órgãos gestores orientem e acompanhem o preenchimento da FAUC pelos gestores das UCs até o dia 09 de junho (prazo de 1 mês);
- Coube a cada órgão gestor definir o prazo de 2 ou 3 semanas para preenchimento pelo gestor e sua validação no prazo restante. É recomendável que o preenchimento seja feito o quanto antes, visto que no processo de validação poderão ser solicitados ajustes ou esclarecimentos pelos pontos focais ou pela UCP;
- Casos excepcionais de prorrogação de prazo serão analisados mediante justificativa do ponto focal;
- Por isso, todos devem estar atentos até que esteja finalizada a validação de sua respectiva FAUC pela UCP (que será realizada durante todo o mês de junho, de acordo com a data de envio do arquivo pelo ponto focal).
Instalação
- Para instalar o novo SISARPA, é só clicar em http://programaarpa.gov.br/wp-content/uploads/2014/06/Setup-v1.0.0.37.rar
- O manual do FAUC deve ser consultado em caso de dúvidas quanto ao entendimento das questões e cenários;
-
Para todos que estão tendo problema com a instalação do SISARPA, uma etapa que é crucial para que o programa funcione corretamente é a pré-instalação do programa chamado FIREBIRD. Caso ele não seja instalado, vai aparecer o problema de acesso ao banco de dados. Nessa e em outras circunstâncias, sempre vale a pena conferir:
-
Para instalar corretamente o FIREBIRD, é preciso saber qual a sua versão do Windows: se é 32 bits ou 64 bits. Isso vai fazer toda a diferença para a execução correta do SISARPA:
- Para saber qual é a sua versão do WINDOWS, é só assistir a este vídeo, que explica em 2 minutos o passo a passo. Quem trabalha com Linux ou MAC iOS precisa ter um emulador de Windows instalado para rodar o Sisarpa;
- Caso os problemas persistam, é só enviar o print screen dos erros para arpa_ucp@mma.gov.br e um telefone para contato.
Durante o preenchimento:
- A UCP sugere a o bom uso do campo “evidências objetivas”, o que auxiliará o entendimento e a validação por parte do Ponto Focal e pela UCP a respeito da opção marcada pelo gestor.
Orientações para gestores das UCs:
- Após a identificação da UC e do responsável pelo preenchimento, clicar em “Novo questionário” e realizar o preenchimento;
- Após o preenchimento de todas as informações, clicar em “exportar questionário” e salvar o arquivo. Este arquivo deverá ser encaminhado por e-mail para o ponto focal.
Orientações para Pontos Focais:
- O responsável deverá clicar em “importar arquivos para validação” e abrir o arquivo encaminhado pelo gestor da UC (já salvo no computador);
- O arquivo aparecerá no sistema. Realize clique duplo sobre ele para abri-lo.O ponto focal deverá validar as informações na aba “resumo”, ao clicar sobre o símbolo !
;
- Caso queira solicitar alguma alteração ao gestor, basta encaminhar o arquivo de volta para o gestor com as respectivas questões sem validá-las, explicando os motivos por email ou telefone. Assim o gestor poderá modificá-las e encaminhar de volta o arquivo ao Ponto Focal para validação das questões pendentes.