Arpa, Notícias, Notícias sobre o Arpa

Fórum Técnico do Arpa discute desafios e perspectivas do Programa em Brasília

A primeira reunião do Fórum Técnico do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) de 2013 aconteceu nesta segunda (18) e terça (19) no anexo do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em Brasília-DF. O encontro reuniu representantes dos órgãos gestores que atuam como Pontos Focais das Unidades de Conservação (UCs), do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e da Unidade de Coordenação do Arpa (UCP) para discutir resultados, desafios e perspectivas do Programa.

Representantes dos Pontos Focais do AC, MT, AM, RO, TO, PA, AP e AM e da ICMBio, Funbio e UCP estiveram presentes na reunião do Fórum Técnico do Arpa

Sérgio Carvalho, coordenador da UCP, apresentou o relatório técnico-financeiro do Arpa referente a 2012 no primeiro dia da reunião e ressaltou a importância do grupo elaborar um planejamento operacional e estratégico para o período compreendido entre 2014 e 2018. “Já concluímos com sucesso a fase I do Programa. Agora precisamos aprimorar o desempenho da fase II”, declarou o coordenador.

No segundo dia do Fórum Técnico, os representantes dos Pontos Focais apresentaram a atual situação das UCs. Equipes reduzidas, a baixa execução orçamentária, pouca oferta de capacitações e a sobrecarga de trabalho dos colaboradores foram apontadas como as questões mais urgentes do Programa.

Resoluções – Para fortalecer as UCs em âmbito estadual, o coordenador Sérgio Carvalho anunciou que estão previstas reuniões nos próximos meses junto aos governos estaduais para reforçar a importância ecológica e social do Arpa. Internamente, foram acordados procedimentos paraas solicitações de urgência na análise de prestações de contas de Unidedes ao Funbio somente deverão ser encaminhadas pelos Pontos Focais de cada Órgão Gestor.

Acesse aqui as recomendações do Fórum Técnico.