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ICMBio debate modelo de educação para escolas da Resex Chico Mendes

Professores de sete municípios participaram no mês de agosto do 1º Encontro de Professores das Escolas da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes (AC). O evento foi organizado pela equipe da Unidade de Conservação (UC), com apoio da organização não governamental WWF-Brasil, prefeituras e Núcleos Estaduais de Educação do Acre.

Dois encontros foram promovidos: um deles envolvendo professores das escolas dos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia; o outro, contou com docentes de Xapuri, Capixaba, Rio Branco e Sena Madureira. O objetivo foi possibilitar aos professores atuantes nas mais de 80 escolas da Resex maior apropriação de conceitos e conteúdos relacionados à dinâmica de gestão da Unidade de Conservação, além de promover a discussão das especificidades da educação neste território tradicional.

César Félix, historiador e um dos moderadores do encontro, enfatizou a relação entre trabalho e natureza. “Que modelo de sociedade queremos construir dentro da reserva? Que modelo educacional? Que modelo de escola? Descobrir isso deveria ser o primeiro passo do nosso trabalho. Se a relação entre o trabalho e a natureza é fundamental para a nossa existência, por qual motivo não valorizamos o trabalho e muito menos a natureza? Se a natureza é algo fundamental para nossa existência e reprodução da vida, por que corremos tanto atrás de dinheiro? Deveríamos correr atrás de natureza!

Em que momento iniciou-se essa inversão de prioridades?”, questionou o moderador durante o encontro.

Melina Rangel de Andrade, analista ambiental da UC, explicou que atualmente as escolas da Resex Chico Mendes, formadoras das gerações futuras que irão herdar quase 1 milhão de hectares de floresta, não possuem nenhum material didático com informações sobre a Reserva Extrativista ou sobre a especificidade de ser uma área de especial proteção e gestão. Nesse sentido, também foi realizada a entrega de um kit de materiais impressos sobre a Resex para doar às escolas, incluindo Plano de Utilização, mapas temáticos, cartilhas e diagnósticos sistematizados. “Para a gestão do Instituto Chico Mendes, o encontro foi de extrema importância, fortalecendo a relação dos professores com os gestores da Resex e trazendo novos sujeitos para o debate sobre a Unidade que queremos. Discussão fundamental no contexto atual, em que ocorre um aumento das ocupações irregulares e do desmatamento”, destacou Melina.

A equipe da Resex Chico Mendes agradece a Coordenação de Educação Ambiental (Coedu/Disat) e a gestão da Resex do Alto Tarauacá pelo apoio para realização do evento.

 

 

 

Foto de César Félix

*Matéria publicada no ICMBio em foco no dia 22/08/2014