Notícias, Notícias sobre o Arpa, Notícias sobre o FAP

Lançamento do Fundo de Áreas Protegidas

No Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, o Ministério do Meio Ambiente realizará o lançamento do Fundo de Áreas Protegidas. O FAP é o primeiro fundo brasileiro criado para servir como um importante mecanismo de apoio à sustentabilidade financeira a longo prazo das Unidades de Conservação (UCs).

O FAP foi constituído pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do MMA, uma das políticas públicas que o Brasil debaterá para a Rio + 20. O objetivo desse programa é a conservação de 60 milhões de hectares (600 mil km²) do bioma.

No dia de seu lançamento, será anunciada a transferência de recursos para a manutenção de duas Unidades de Conservação que já foram consolidadas pelo Arpa, o Parque Estadual do Cantão (do governo do Tocantins) e a Reserva Biológica do Jaru, do ICMBio, em Rondônia.

Na pauta do evento, também estão outros assuntos: divulgação de chamada pública para criação de UCs no âmbito do Arpa II e anúncios de acordos de cooperação técnica entre o MMA/Funai, MMA/FUNBIO, MMA/ICMBio/Funbio e também MMA/ICMBio/Governo do Pará/Funbio, referente ao Projeto Terra do Meio. Também será anunciada a liberação de EUR 6,985 milhões da doação da Comunidade Europeia ao Projeto Terra do Meio.

Data: 22 de maio de 2012

Horário: 15:00

Local: Auditório do ICMBio, EQSW 103/104, Bloco “C”, Complexo Administrativo, Setor Sudoeste, CEP 70.670-350 – Brasília, DF