O Painel Científico de Aconselhamento (PCA) é um grupo de pesquisadores que se reúnem para orientar o Programa Arpa alicerçados em informações técnicas e científicas.
O PCA é formado por cinco especialistas permanentes em biodiversidade e/ou áreas protegidas. Oportunamente, serão convidados conselheiros ad hoc para comporem o PCA para a discussão de tema específico e de sua especialidade. O PCA deve emitir pareceres que defendam claramente os pontos de vista apresentados, em relação aos riscos e benefícios dos cenários analisados para o Programa, independentemente de convergência de idéias. Estes pareceres subsidiarão o Comitê do Programa no processo de tomada de decisão.
As atribuições do PCA são:
- Recomendar melhorias nas metodologias utilizadas para a identificação de áreas prioritárias para criação de unidades de conservação, no âmbito do programa;
- Analisar e validar as propostas de seleção da Estratégia de Conservação e Investimento;
- Estabelecer, analisar e validar diretrizes e critérios para monitoramento da biodiversidade, incluindo o seu acompanhamento; e
- Investigar cenários futuros para o programa, relacionando-o aos novos temas e conhecimentos sobre conservação da biodiversidade.