Notícias, Notícias das Unidades de Conservação

PE Chandless (AC) completa dez anos com programação especial

Para comemorar os 10 anos do Parque Estadual Chandless, completados em setembro de 2014, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) lançou nesta terça-feira, 23, a programação comemorativa que começou com a apresentação do site do parque e a exposição fotográfica “O Chandless é 10”, com imagens feitas pelo repórter fotográfico Diego Gurgel.

A página www.pechandless.org traz o histórico do parque, além de fotos e vídeos do local.

Distribuído entre Manuel Urbano, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus, o Parque Chandless detém uma das áreas mais ricas em biodiversidade, um patrimônio genético com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. O último registro chegou a 1.374 espécies animais, entre as quais estão mais de 400 de aves. São mais de 690 mil hectares de área protegida de maneira integral, o que equivale a 4% de todo o território acreano.

O Chandless foi criado por meio do decreto no 10.670, que instituiu o primeiro parque de responsabilidade do Estado. O titular da Sema, Edegard de Deus, destaca a importância dessa área. “É muito emocionante estar aqui depois de 10 anos comemorando a existência do parque como um dos nossos maiores patrimônios naturais. Nosso desejo é de que a gente consiga passar às pessoas a importância da unidade para o Acre, para o Brasil e para o mundo”, disse.

Toda a rica biodiversidade encontrada no Chandless e o patrimônio cultural que está associado a ele podem ser conhecidos e protegidos com a realização de novas pesquisas. A expectativa é de que, quanto mais estudos realizados, mais descobertas sejam feitas a fim de promover a evolução científica de milhares de princípios ativos existentes na área.

“Quando o Chandless foi criado, a prioridade era proteger, para depois conhecer. Nós temos uma vasta biodiversidade no local. O parque representa grande potencial científico e turístico para o Acre”, ressalta Jesus Rodrigues, coordenador da área.

Há quase sete anos a unidade foi integrada ao Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) e desde então recebe apoio financeiro para compra de equipamentos, consultoria e fiscalização, além de outras atividades que compõem a parceria.

“O Chandless é 10” – A exposição fotográfica “O Chandless é 10” está no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), localizada na Rua Arlindo Porto Leal, no 241, Centro, até sexta-feira, 26. A visitação é gratuita.

A programação comemorativa se encerra no mesmo dia, com o seminário “10 anos do Parque Estadual Chandless, Eu Escolhi Conservar”, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

* Matéria assinada por Paula Amanda e publicada na Agência AC em 23/06/2015