Notícias, Notícias sobre o Arpa

Planejamento do Arpa para o próximo biênio é concluído em Brasília

Estratégia foi elaborada em sintonia com as metas do Programa para 2014 e 2015. Previsão é de que os recursos estarão disponíveis já no 1º bimestre de 2014

As 95 Unidades de Conservação (UCs) apoiadas pelo Arpa já têm sua estratégia definida para os anos de 2014 e 2015. Durante a terceira e última oficina de elaboração dos Planos de Trabalho e Planejamento de Insumos para o próximo biênio do Programa, que terminou na última sexta (29/11) em Brasília, foram concluídos e aprovados os planos de trabalho do próximo biênio de 38 UCs.

Também foram redigidas as primeiras versões dos Planos de Insumos dessas Unidades, que devem enviar a versão definitiva a seus Pontos Focais até 6 de dezembro. Os órgãos gestores devem enviar os Planos de Insumos validados à Unidade de Coordenação do Programa (UCP) até 13 de dezembro.

Todo planejamento das UCs foi elaborado em sintonia com as metas desenhadas pelo comitê do Arpa. A expectativa é que até 2015 sejam consolidadas 35 UCs em grau I e 13 de grau II, superando a previsão de consolidar 32 milhões de hectares de território amazônico em 337.088 hectares.

A terceira oficina de elaboração dos Planos de Trabalho e Planejamento de Insumos do Arpa encerra o ciclo de planejamento do Programa para os próximos dois anos, que teve outras duas etapas entre os dias 11 e 13 e 20 e 22 de novembro. A previsão do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) é de que as UCs tenham recursos disponíveis para executar seus planos já no primeiro bimestre de 2014.