Biblioteca

Plano de Manejo

O plano de manejo é um documento técnico e dinâmico que determina o zoneamento de uma unidade de conservação e estabelece diretrizes básicas para o seu manejo.

Sua elaboração parte do conhecimento da realidade socioambiental da unidade para estabelecer normas que orientam o uso e a ocupação do território, conforme a capacidade de suporte de seus ecossistemas.

No processo de construção do plano de manejo, é realizada uma série de diagnósticos: meio físico-biótico, dinâmica socioeconômica, sistemas ambientais, lesgislação pertinente e zoneamento.

As comunidades do entorno das unidades de conservação de proteção integral, e os comunitários das unidades de uso sustentável, participam do processo fornecendo dados para os diagnósticos e participando das oficinas de planejamento.

O ARPA apóia os processos de elaboração de planos de manejo com os recursos necessários para a contratação de consultorias especializadas, para a coleta de dados em campo e para a realização das oficinas de planejamento.