Notícias, Notícias das Unidades de Conservação, Notícias sobre o Arpa

Programa Arpa será apresentado em congresso na Austrália

Detalhes do Programa Arpa, considerado a maior iniciativa de conservação de florestas tropicais do mundo, serão apresentados no Congresso Mundial de Parques

A iniciativa “Arpa para a Vida – Compromisso com a Amazônia”, uma experiência inovadora e destinada a garantir a sustentabilidade das áreas protegidas naquela parte do Brasil, será apresentada no sábado, 18/11, aos cerca de cinco mil participantes do Congresso Mundial de Parques 2014, que acontece em Sydney, Austrália.

O evento é organizado a cada dez anos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e reúne especialistas de todo o mundo para discutir a situação das áreas protegidas existentes ao redor do planeta.

Com o tema “Parques, pessoas e planeta: inspirando soluções”, o Congresso terá, até o dia 19/11, a participação de representantes de 168 países. O objetivo é reunir pesquisadores e cientistas de todo o mundo para compartilhar conhecimentos e inovação, além de definir uma agenda voltada à conservação de áreas protegidas para a próxima década.

CONSOLIDAÇÃO

Nesse ponto, o Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) é apontado como o melhor e mais bem-sucedido exemplo do planeta, dez anos após sua criação, pois é referência mundial na gestão de áreas protegidas.

O Programa Arpa, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), é considerado a maior iniciativa de conservação de florestas tropicais do mundo, com mais de 60 milhões de hectares protegidos.

No Congresso Mundial de Parques da Austrália, o diretor de Departamento de Áreas Protegidas do MMA, Sérgio Collaço, apresentará detalhes do Programa Arpa, que acaba de entrar na sua terceira fase. Esta nova etapa do Programa, com prazo de duração de 25 anos, terá como meta consolidar os 60 milhões de hectares de Unidades de Conservação (UCs) no bioma Amazônia, nos âmbitos federal e estadual.

O Arpa apoiará, também, o desenvolvimento de estudos destinados a fomentar a criação de outras UCs. O Programa terá como fontes os recursos ordinários do MMA, de suas entidades vinculadas, os aportes feitos pelos governos estaduais e as alocações provenientes de doações de instituições privadas nacionais e internacionais.
Conheça as áreas protegidas na Amazônia apoiadas pelo programa Arpa

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) – Telefone: 61.2028 1227

* Matéria publicada no site do MMA em  e assinada por Luciene de Assis