Destaque Especial, Notícias, Notícias das Unidades de Conservação, Notícias dos Parceiros do Arpa, Notícias sobre o Arpa

Programa Arpa vai apoiar mais nove Unidades de Conservação e se aproxima da meta de 60 milhões de hectares protegidos

Na última quarta-feira (20), o Comitê do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) aprovou por unanimidade a adesão de nove Unidades de Conservação (UCs) à sua rede de apoio. Com essa ampliação, a área total protegida pela iniciativa chega a 58.296.056 de hectares, que corresponde a 97% da meta de 60 milhões de hectares protegidos pelo Programa, que deve ser atingida ainda no primeiro semestre de 2015. Considerando as novas áreas protegidas, o Arpa passa a apoiar 105 UCs.

Juntas, as áreas das novas Unidades apoiadas pelo Arpa ultrapassam seis milhões de hectares. As nove UCs que passam a integrar a rede de proteção do Programa são: Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo (PA), Reserva Biológica do Abufari (AM), Parque Estadual Serra dos Reis (RO), Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (PA), Estação Ecológica Alto Maués (AM), Estação Ecológica Samuel (RO), Parque Nacional Mapinguari (AM/RO), Parque Nacional da Amazônia (AM/PA) e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM).

Captura de Tela 2015-05-29 às 10.34.45

Clique na image e faça o download do novo mapa de UCs apoiadas pelo Programa Arpa

Durante a reunião do Comitê, também foram abordados a gestão das Unidades de Conservação estaduais do Amazonas, a visão do Comitê do Fundo de Transição referente à Fase III do Programa, os protocolo de monitoramento da biodiversidade e as demandas de avanço da iniciativa.

A 1ª Reunião Extraordinária do Comitê do Programa, instância deliberativa máxima do Arpa, contou com a presença de representantes da Sociedade Civil, como Fundação Vitória Amazônica, GTA, CNS e SOS Amazônia, bem como do MMA, do e ICMBio e da ABEMA. Também foi discutida a visão do Comitê do Fundo de Transição referente à Fase III do Programa, o monitoramento da biodiversidade, e a gestão das Unidades de Conservação estaduais do Amazonas, com participação do Secretário de Meio Ambiente do Estado do Amazonas, Antônio Ademir Stroski, que reiterou o compromisso do Amazonas com o Programa.