A Reserva Biológica (Rebio) do Jaru, localizada no município de Ji-Paraná (RO), organizou, em parceria com a Igreja Católica local e a Escola Municipal Jorge Teixeira, a “Festa da Colheita”. O objetivo foi promover a educação ambiental junto à comunidade do pequeno e aconchegante Distrito de Santa Rosa, em Vale do Paraíso (RO), no entorno da Rebio.
As atividades do dia tiveram início com um saboroso café da manhã preparado pelas cozinheiras da comunidade e servido aos participantes, seguido de uma celebração realizada pela Igreja Católica local e por palestras realizadas pelos analistas ambientais da Rebio, acerca de temas como Legislação Ambiental aplicada à Rebio do Jaru e Prevenção e Combate a incêndios Florestais e Áreas de Pastagem.
Também participaram do evento a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Vale do Anari (RO), por meio do secretário e conselheiro da UC. Ele ministrou uma palestra sobre Legislação Ambiental aplicada a propriedades rurais.
Representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) ministrou palestras sobre Piscicultura e Bovinocultura, assuntos de interesse da população local. Enquanto os adultos participavam das palestras e tiravam suas dúvidas sobre os temas, as crianças tiveram o seu próprio espaço e atividades relacionadas ao meio ambiente preparadas especialmente para elas.
Após o término das atividades os comunitários saborearam um delicioso almoço ao som da música ao vivo do cantor e compositor regional Lu Ferreira. A maior parte dos recursos para o evento foram provenientes do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), porém parte dos alimentos e mão de obra foram doados pelos próprios comunitários, incluindo o apoio dos brigadistas do ICMBio na montagem e desmontagem das barracas.
A equipe gestora da Rebio do Jaru avalia que a “Festa da Colheita” foi bem sucedida e alcançou seu objetivo. “Ela será utilizada como base para realização de outros trabalhos semelhantes nas demais comunidades do entorno da Rebio Jaru, que futuramente poderão receber suas próprias edições do evento”, destacou o analista ambiental e coordenador de Integração Externa da Rebio, Luciano Jesus de Lima.
* Matéria publicada no informativo ICMBio em Foco 354