Notícias, Notícias das Unidades de Conservação

Resex Riozinho da Liberdade (AC) planeja elaboração do Plano de Manejo

Captura de Tela 2015-04-09 às 16.35.45Os membros do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) Riozinho da Liberdade se reuniram em sua primeira reunião ordinária do ano para o planejamento das atividades para 2015. O evento foi realizado entre os dias 17 e 19 de março, no município de Cruzeiro do Sul (AC).

A principal ação para este ano será a elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC). O processo de preparação teve início em maio de 2014, quando equipe gestora e lideranças comunitárias reuniram-se para discutir a reorganização comunitária necessária frente aos desafios de gestão e elaboração do Plano. O resultado foi a constituição de 23 Núcleos de Base Comunitária, que foram aprovados como um Plano de Ação Sustentável do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

Captura de Tela 2015-04-09 às 16.33.01A gestão comunitária por núcleos foi definida em uma assembleia geral da Associação Agroextrativista da Reserva Extrativista do Rio Liberdade (ASAREAL), realizada em novembro de 2014. No mês de janeiro, foi realizado o “Primeiro Encontro dos Núcleos de Base da REAL”, quando os representantes foram capacitados em temas como roda de conversa, priorização, tomada de decisão, organização e registro de reuniões, além da capacitação em Teatro do Oprimido, conduzida pelo servidor Olivar Bendelak, da Coordenação Regional do ICMBio no Rio de Janeiro. Na oportunidade também foi elaborado o planejamento estratégico da associação.

Paralelamente ao trabalho de gestão comunitária, um Grupo de Trabalho constituído por representantes comunitários, equipe gestora da Reserva e professores de diversas áreas da Universidade Federal do Acre (Ufac) está trabalhando na elaboração do Plano de Manejo. Como parte de suas atividades, estudantes de diversos cursos realizaram pesquisas participativas nos Núcleos de Base Comunitária, que possibilitaram verificar questões logísticas necessárias para as atividades de campo. “Essas experiências serviram para elaborar a proposta metodológica que será utilizada na elaboração do Plano de Manejo, apresentada ao Conselho Deliberativo nesta primeira reunião ordinária de 2015”, explicou Julia da Silva Vilela, chefe da Resex.

A metodologia prevê a realizarão de levantamentos de campo junto aos comunitários. Equipes multidisciplinares de acadêmicos da Ufac atuarão em parceria com moradores da Resex e com o acompanhamento dos representantes dos Núcleos de Base. A proposta está sistematizada no projeto “Liberdade de Escolha”, desenvolvido por Julia Vilela como projeto do 5º Ciclo de Capacitação em Gestão Participativa.

Na reunião do Conselho Deliberativo, também teve início a construção do planejamento estratégico da Unidade de Conservação (UC), cujo mapa estratégico orientará a elaboração do Plano de Manejo da Resex. Durante a reunião foram produzidas as primeiras versões da missão e visão de futuro da Unidade. A elaboração do mapa estratégico é conduzida por Pablo Saldo, analista ambiental da Resex e participante do 3º Ciclo de Formação em Gestão
para Resultados.

“Juntos, os projetos de planejamento estratégico e de gestão participativa abordam as questões estratégicas e operacionais necessárias para elaboração do Plano de Manejo Participativo da Resex, mobilizando e envolvendo, desde sua concepção, comunidades e outros atores necessários para a futura implementação do plano”, afirmou Pablo.

* Matéria publicada no ICMBio em Foco 335