Notícias, Notícias sobre o Arpa

Reunião da comissão de gestores do Arpa debate perspectivas e planejamento do Programa

Nesta quinta-feira e sexta feira (3 e 4/10), acontece em Brasília a Reunião da comissão de gestores do Arpa. Foram discutidas as trajetórias do Programa e da comissão, o regimento interno, o planejamento estratégico do grupo e apresentadas e discutidas demandas gerais dos gestores. O encontro teve a presença de nove gestores: 4 dos estados do Amazonas e Rondônia e 5 do ICMBio, além de representantes da Unidade de Conservação do Programa (UCP) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O novo coordenador da UCP, Thiago Barros, iniciou a reunião apresentando a Fase III do Programa, que tem como meta consolidar 60 milhões de hectares de Unidades de Conservação na Amazônia, nos âmbitos federal e estadual,  e garantir a gestão e manejo das UCs do Arpa pelos próximos 25 anos.

Relatório técnico-financeiro
Renata Gatti, da UCP, apresentou o relatório técnico-financeiro do Arpa referente ao período compreendido entre março 2013 e julho 2014. A tecnica apresentou os dados atualizados: das 54 Unidades de Conservação (UCs) apoiadas em Grau I, a maioria das UCs atingiu o Marco Referencial (MR) de Conselho Gestor, por outro lado os MRs de Plano de Manejo e Equipe Técnica merecem atenção. Em relação às 37 UCs de Grau II,  a maioria atingiu o MR de Plano de Manejo e Conselho Gestor, neste caso a atenção deve ser dada aos MRs de demarcação, pesquisas, equipe técnica, sinalização e proteção.

Reunião da comissão de gestores do Arpa em Brasília. Foto: Fábia Galvão

Fórum Técnico e oficina de planejamento
As últimas reuniões no âmbito do Programa Arpa aconteceram recentemente e foram relatadas durante o encontro da comissão. Pablo Saldo (ICMBio) apresentou as discussões e encaminhamentos da última reunião do Fórum Técnico (veja a matéria completa aqui) e Loudes Siarema (ICMBio) relatou a experiência das oficinas de planejamento (veja a matéria completa aqui).

Pesquisa de satisfação dos gestores
Alexandre Oliveira (ICMBio) apresentou a pesquisa de satisfação dos gestores realizada no início de 2013. O levantamento apontou que a maior parte das UCs estavam insatisfeitas em relação à compra de bens e à demora das entregas e também apontou problemas com o processo de solicitação de passagens e diárias. Também foi destacada a demora na realimentação da conta vinculada e na análise da prestações de contas. Nesse sentido, Patrícia Pinha (Funbio) lembrou que recentemente o prazo para análise da prestação de contas no Funbio tem sido reduzido.

Demandas gerais dos gestores
Pablo Saldo apresentou as principais demandas colocadas pelos gestores em linhas gerais: aumentar os recursos humanos do Programa, especialmente em relação ao apoio administrativo e `a equipe do Funbio, para que a execução do Arpa seja agilizada. Com relação ao sistema Cerebro,  solicitaram a produção de relatórios úteis aos gestores bem como a extração de indicadores de eficiência.

A reunião da comissão de gestores do Arpa termina nesta sexta-feira, 4 de outubro, e ainda tem como pauta a atualização do regimento interno e do planejamento estratégico da grupo. Acompanhe as novidades sobre a comissão de gestores do Arpa no site do Programa: www.programaarpa.gov.br.