Notícias, Notícias das Unidades de Conservação

Unidades de Conservação elaboram planos de manejo

Serra da Mocidade e Niquiá ficam em Roraima

© Todos os direitos reservados. Foto: Romério Bríglia

O Parque Nacional Serra da Mocidade e a Estação Ecológica de Niquiá promoveram oficina de capacitação para uso do banco de dados de SIG (Sistema de Informações Geográficas) e análise de UPN (Unidade de Paisagem Natural). A capacitação faz parte do processo de elaboração dos planos de manejo das duas Unidades de Conservação, que são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Roraima. O evento aconteceu no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Roraima (UFRR), na cidade de Boa Vista/RR, dias 24 e 25 de março.

Nesse sentido os técnicos puderam apresentar e avaliar, na oficina, os mapas temáticos, bem como realizar o nivelamento de informações sobre o mapeamento de Unidades de Paisagem Natural. Com isso a Coordenação de Elaboração e Revisão de Plano de Manejo do ICMBio pode trabalhar novas metodologias que visam integrar o processo de elaboração dos planos de manejo e otimizar os recursos.

As duas Unidades de Conservação estão no mesmo contexto ecológico e socioeconômico, o que fez com que as equipes otimizassem os esforços nesse levantamento de informações para elaboração dos planos de manejo. O empenho para a realização desse trabalho em conjunto teve, ainda, um contexto institucional favorável – a disponibilidade de recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

A possibilidade de integração de informações acerca do Mosaico de Unidades de Conservação de Caracaraí, no sul de Roraima, é outro ponto positivo deste processo, pois permitirá o uso das informações por outras UCs da região.

Segundo a Chefe do Parque Nacional Serra da Mocidade, Inara Rocha, é uma satisfação ver o processo de elaboração dos planos de manejo chegando ao estágio atual, visto que agora os produtos estão começando a ganhar forma depois de anos de espera.

Na programação da oficina houve apresentação da base cartográfica, quando foram exibidos os mapas temáticos e também o mapeamento das Unidades de Paisagem Natural. O grupo participante fez, ainda, uma análise dos produtos, com a indicação de sugestões de correção ou modificação nos mapas, buscando um refinamento do produto final.

Capacitação para a atualização do banco de dados de SIG (Sistema de Informações Geográficas) e análise da UPN (Unidade de Paisagem Natural) foi promovida aos participantes, com o auxílio do software de Geoprocessamento DivaGis.

Participaram da Oficina, além dos servidores das duas UCs, os representantes da Coordenação de Elaboração e Revisão de Plano de Manejo do ICMBio, Luiz Felipe Pimenta de Moraes e Carolina Fritzen, o Consultor de SIG/UPN Gustavo Irgang, e também servidores de outras Unidades de Conservação Federais de Roraima, como Estação Ecológica de Maracá, Parque Nacional do Viruá, Floresta Nacional de Roraima e Floresta Nacional de Anauá, além Instituições parceiras convidados para o evento.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9290
* Publicado no site do ICMBio em 13/04/2015